sexta-feira, 20 de abril de 2012

Brincadeira musical: Escravos de Jó

Oi pessoal, hoje postarei uma brincadeira ritmica que pode ser trabalhada dentro de sala de aula com as crianças. Certamente que todos conhecem a brincadeira cantada Escravos de Jó, a maneira "clássica "de brincar. Eu trabalho com meus alunos de forma um pouquinho diferente. Vamos lá.
Objetivos
Trabalhar rítmo, percepção musical, concentração e canto.

A brincadeira:
Primeiramente organizar os alunos sentados no chão ou na cadeira mesmo, formando um cículo. A brincadeira pode ser feita com intrumentos ou com palmas. Independente do material, o brincar será o mesmo.É nescessário explicar bem as regras antes.Cada aluno terá seu momento de tocar o instrumento, o aluno não pode tocar junto com outro colega, e se fizer é eliminado, se demorar a tocar também. Quando começar o canto, cada um seguirá  tocando no seu tempo, um após o outro, cantando a canção. Tocando no rítmo da música. A ordem o professor determinará e com o passar da brincadeira pode-se acelerar o rítmo. No término o vencedor da brincadeira é premiado.

A canção:
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa ficá

Gurreiros com guerreiros fazem
Zigue, zique zá (2x)

Espero que gostem, até breve. Estou preparando um material bem legal p/ quem quer aprender técnicas vocais e cuidados com a voz :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário