sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brincadeira musical com trava-línguas

Oiiiii, bom dia a todos, aliás ótimo dia, hoje é sexta pessoal, melhor dia da semana... Como prometido irei postar uma brincadeira musical feita com trava-línguas ,faço sempre com meus alunos,eles amam.
Objetivos:
- Melhorar a diccção;
-Criatividade;
-Ritmo;
-Cantar;
-Interação e trabalho em grupo.

Material nescessário:
- Cartelas com diferentes trava-línguas;

Estas eu imprimi e colei em papeis cartão coloridos, depois encapei com fita adesiva transparente( larga).
Fiz até um envelope de E.V.A para eles.



  - Instrumentos musicais de percussão como pandeiro, chocalhos, reco-reco, entre outros
A brincadeira:
Primeiramente entregue uma cartela para cada aluno, peça leiam em voz baixa. Depois de lido peça que leiam para toda a classe, interaja com alunos sobre o que é  esse tipo de texto. Depois que todos leram os seus trava-línguas forme grupos com 3 a 4 participantes. Cada grupo deverá criar uma melodia para o seu trava-língua, eles poderão utilizar os instrumentos musicais diponíveis, antes de dar um tempo para que eles ensaiam, diga que na apresentação será cobrado questões de ritmo, criatividade, movimentação na música e organização. Dê a eles de 10 a 20 minutos para o ensaio e vá de grupo em grupo orientando e dando dicas, este período pode ser um pouquinho tumultuado já que todos permanecerão no mesmo lugar ensaiando. Depois de todos os grupos prontos é só assistir as apresentações.    Premie o grupo vencedor.

Criei esta brincadeira com base em algums músicas do PALAVRA CANTADA, que está no cd Cantigas de Roda. Pode ser usado até como material de apoio para esta atividade.
 Espero que tenham gostado :) . COMENTEM E SIGAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário